Esperançar!!!

Ainda que o mundo diga
Que coisa não vai dar pé,
Cultive o sonho com fé
Que a fé vence a fadiga!
Quem por um ideal briga
Mesmo na adversidade
Resiste com lealdade
E não se deixa abater
E com certeza há de colher
Frutos de felicidade!
...
Seu Ribeiro

ANUNCIE AQUI

Contatos:
editaisculturais@gmail (para anúncios, editais)
projetoseditaisdecultura@gmail.com (para elaboração de projetos)
https://www.facebook.com/editais.decultura?ref=hl
https://twitter.com/EditaisCulturai
(61)98355 7232 - Jonas Banhos(tim/whatsapp)









sexta-feira, 27 de março de 2015

FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOTOGRAFIA ABRE CONVOCATÓRIAS

Artistas e pesquisadores do Brasil e do mundo têm até o dia 3 de julho para enviar trabalhos para a nova edição do FIF BH - Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte


Estão abertas as convocatórias que selecionarão trabalhos de artistas e pesquisadores do Brasil e do mundo para a 2ª edição do FIF - Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte. Serão aceitas propostas de trabalhos que explorem interseções e relações da fotografia com o universo das artes visuais. Os interessados podem se inscrever para três ações do festival: Exposição Internacional, Moving Images e FIF Universidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 3 de julho por meio do site www.fif.art.br. O FIF BH 2015 será realizado entre os dias 10 e 20 de setembro e incluirá ainda palestras, oficinas e maratona fotográfica.


>> EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL
Para se inscrever na convocatória da exposição internacional, os artistas deverão apresentar uma série de oito imagens, ficha técnica e um breve texto com descrição do trabalho proposto, além de currículo e portfólio, sendo que todos os arquivos solicitados não deverão ultrapassar 15 MB. Os termos da convocatória podem ser consultados no site do festival e o resultado será divulgado até o dia 20 de julho.


>> IMAGENS EM MOVIMENTO // MOVING IMAGES
Visando ampliar o entendimento sobre as possibilidades da produção criativa ligada ao universo da imagem fotográfica, a convocatória Moving Images busca trabalhos que privilegiam a fotografia em movimento. Serão selecionadas obras que atuam no campo de aproximação entre fotografia, vídeo, animação, GIF animado, cinema e novas tecnologias. Esses trabalhos serão exibidos em sessões de projeção durante o FIF BH 2015. Para participar da convocatória, os artistas devem inscrever-se no site enviando um link com apresentação e descrição do trabalho que desejam incluir na programação do Festival.


>> FIF UNIVERSIDADE
Durante os onze dias de programação mais intensa do Festival, no mês de setembro, serão realizados cinco painéis de debate abertos a pesquisadores do Brasil e do mundo. A ação busca gerar reflexão sobre a produção imagética, suas influências no mundo e a forma como impactam as relações humanas. Serão selecionados 20 artigos para compor os cinco paineis e também integrarão uma publicação digital de caráter cultural com ISBN. Para se inscrever o pesquisador deverá enviar seu um resumo do artigo por meio do site do Festival.


Idealizado pelos artistas visuais Bruno Vilela e Guilherme Cunha, o FIF chega à sua segunda edição com a proposta de refletir sobre as relações Mundo, Imagem, Mundo. “O ser humano cria imagens e as utiliza como meio para construir, entender e propagar ideias. A imagem se torna então uma ferramenta de poder, pois ela tanto organiza quanto também desestabiliza realidades”, explica Vilela. “Gerar reflexão sobre a produção imagética e suas influências no mundo é o que  pretendemos com o FIF 2015”,  completa Cunha. Além dos dois, compõem a curadoria dos trabalhos recebidos pelo festival o crítico, ensaísta, membro-diretor da Associação Cultural Videobrasil (SP) e professor da PUC Minas,  Eduardo de Jesus; e a artista e professora da Faculdade de Belas Artes da UFMG, Patrícia Azevedo.


O FIF-BH 2015 é realizado com recursos do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e conta com apoio de parceiros como Artmosphere, Solução Imagem, Agência Nitro, Canal C, Hahnemuhler, Fundação Clóvis Salgado e Governo de Minas Gerais.


FIF BH
O FIF - Festival Internacional de Fotografia busca promover o diálogo entre a produção fotográfica de diferentes países, bem como o encontro entre fotografia e outros meios de expressão criativa.


Em 2015, o festival tem como proposta refletir sobre a produção imagética, suas influências na construção das diferentes visões de mundo e a forma como impactam as relações humanas, por meio do conceito Mundo, Imagem, Mundo. Voltado para o universo fotográfico ligado a pesquisas e investigações no campo das poéticas visuais, o festival bienal busca privilegiar os processos criativos que exploram a fotografía como elemento potêncial do discurso poético e sua interseção com outras plataformas de produção do conhecimento sensível.


Em sua primeira edição, realizada em 2013 (www.fif.art.br/2013), o Festival recebeu mais de 1.000 inscrições vindas de 73 países. Foram selecionados 340 trabalhos de 32 artistas, de 19 nacionalidades, oriundos de 4 continentes, que integraram a grande exposição que ocupou seis espaços da capital mineira.


_SERVIÇO
2º FIF - Festival Internacional de Fotografia

Exposição “Mundo, Imagem, Mundo” // Moving Images // FIF Universidade
Convocatória: inscrições até 3 de julho pelo site www.fif.art.br

Festival: 10 a 20 de setembro de 2015
Exposição:  10 de setembro a 01 de novembro de 2015
Locais:
Palácio das Artes | Galeria Alberto da Veiga Guignard [Avenida Afonso Pena, 1.537]
Centro de Arte Contemporânea e Fotografia [Av. Afonso Pena, 737 – Centro]

24 cursos de formação e qualificação sobre aspectos relacionados à deficiência visual, visão e baixa visão

O Instituto Benjamin Constant (IBC), órgão vinculado ao Ministério da Educação, com sede no Rio de Janeiro, oferece este ano 24 cursos de formação e qualificação sobre aspectos relacionados à deficiência visual, visão e baixa visão. Os cursos, de 40 a 120 horas, são voltados aos profissionais da educação e saúde. Também atendem estudantes, famílias e a comunidades de todo o país.
Das 24 opções de formação em oferta nas dependências do instituto para este ano, 14 delas abrem prazos de pré-inscrição de fevereiro a junho.
A formação de turmas é por ordem de chegada e quando há sobra de vagas o instituto convoca candidatos de uma lista de espera.
O curso de arte em educação, por exemplo, visa formar profissionais da área de artes, além de professores e estudantes de graduação. Sua duração é de 40 horas e oferece 25 vagas. A pré-inscrição será de 13 de abril a 15 de maio e o curso acontece de 13 a 17 de julho, nas dependências do IBC.
Os alunos vão aprender técnicas de artes visuais e cênicas adaptadas para o deficiente visual. O programa abrange expressão corporal e vocal, arte de contar histórias, e ainda de recorte e colagem, confecção de fantoches, entre outros.
A formação é gratuita, porém há uma taxa de custeio dos materiais usados nas aulas, que varia de R$ 30,00 a R$ 80,00.
Os profissionais de outros municípios e de outros estados que vão fazer cursos com duração de até uma semana, têm direito a alojamento coletivo no próprio instituto no Rio. São 20 vagas, sendo 15 para mulheres e cinco para homens.
O Instituto Benjamin Constant é hoje aos 160 anos de atividade, centro de referência nacional para questões da deficiência visual.
Para mais informações, acesse o portal do instituto.


O áudio está disponível gratuitamente para utilização das rádios.
30/01/2015 – Sonora: Karenina Moss

 
http://centraldemidia.mec.gov.br/index.php?option=com_hwdmediashare&view=mediaitem&id=9710&Itemid=207&filter_mediaType=1

Projeto 'Diz Aí Amazônida' inscreve até dia 31

Programa do Canal Futura feito por jovens já está na 6ª temporada
 
Estão abertas, até o dia 31 de março, as inscrições para o projeto 'Diz Aí Amazônida', do Canal Futura. O Diz Aí, é um programa do Canal Futura que já está na 6ª temporada com objetivo de dar voz as juventudes.  O Canal Futura, projeto social de comunicação e educação da Fundação Roberto Marinho, realizará o Diz Aì, nos estados do Pará e Amazonas.
 
FONTE:

Fundação Banco do Brasil lança nova edição do Prêmio de Tecnologia Social


O objetivo do prêmio é certificar e difundir tecnologias sociais já aplicadas com sucesso. As inscrições vão até 31 de maio

fonte:
http://radios.ebc.com.br/amazonia-brasileira/edicao/2015-03/fundacao-banco-do-brasil-lanca-nova-edicao-do-premio-de

Concurso seleciona poesias para o Abril Indígena

 Com o objetivo de divulgar a questão indígena no Brasil e de valorizar este importante componente da identidade nacional, com o tema “Minha Aldeia é o mundo”, acontece o I Concurso de Poesias do Abril Indígena que selecionará obras com o tema “Minha Aldeia é o mundo” que selecionará obras de poetas e poetisas estudantes da UFBA.  As inscrições para o concurso, que é promovido pela Pró-Reitora de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (PROAE), em parceria com a Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH), Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), com o PET-INDÍGENA da UFBA e o Coletivo Caçulas do 2 de Julho, estarão abertas de 26 de Março a 07 de Abril de 2015. 

Os participantes devem ser membros da comunidade discente da UFBA e poderão concorrer com até 02 (dois) poemas em língua portuguesa que serão aprovados por uma Comissão Julgadora, escolhida pelas instituições envolvidas no concurso.  Para efetivar a inscrição, o autor dever preencher o formulário disponível no Anexo I do Edital I CONCURSO DE POESIA DO ABRIL INDÍGENA/UFBA - EDIÇÃO 2015, disponível no site da PROAE www.proae.ufba.br ee enviar sua(s) poesia(s), apenas por e-mail, para o seguinte endereço:concursopoesiamaeufba@gmail.com 

A premiação será de caráter simbólico, contemplando os autores com melhor pontuação com objetos do universo indígena baiano. Os vencedores poderão declamar sua poesia ou, se desejarem, indicar outra pessoa para fazê-lo, durante o I Sarau de Poesias do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFBA que acontecerá no dia 23 de Abril de 2015. 

O resultado será divulgado no dia 17 de abril e será publicado nos sites www.proae.ufba.br e www.mae.ufba.br e no Facebook do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFBA https://www.facebook.com/pages/Museu-de-Arqueologia-e-Etnologia-da-UFBA/.  Mais esclarecimentos podem ser solicitados pelo e-mail concursopoesiamaeufba@gmail.com



https://www.ufba.br/noticias/concurso-seleciona-poesias-para-o-abril-ind%C3%ADgena

Precisa-se de projetos aprovados no PROAC-SP

SP - Precisa-se de projetos aprovados no PROAC, e dentro do tema “Educação para o Trânsito”, se o projeto puder se adaptar a este tema também vale.
A preferência é por teatro e audiovisual, porém o foco é o tema, podendo receber projetos de outros seguimentos.
A execução será setembro na “Semana Nacional de Segurança no Trânsito”.
...
Interessados com projetos que se encaixam neste perfil, devem enviar urgentemente para chimenimaia@elo3.com.br.
Prazo para envio: 03 de abril.

FONTE:
https://www.facebook.com/CentraldeEditaisetcetal?fref=ts

Curso de aperfeiçoamento para Gestores Públicos e Conselheiros Municipais de Cultura

MinC realiza curso de aperfeiçoamento para Gestores Públicos e Conselheiros Municipais de Cultura das Regiões Cariri e Centro-Sul do Ceará.
O curso será oferecido em 30 municípios priorizando aqueles que já tenha iniciado o processo de adesão ao Sistema Nacional de Cultura e beneficiará gestores e conselheiros municipais de Cultura, além de artistas, produtores culturais e membros da sociedade civil.
Serão disponibilizadas até 150 vagas, pelo menos quatro para cada um dos m...unicípios contemplados. O edital de seleção será lançado no dia 27 de março.
Poderão se inscrever candidatos oriundos dos seguintes municípios cearenses: Abaiara, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Aurora, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Granjeiro, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Penaforte, Porteiras, Potengi, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas e Várzea Alegre (Cariri), Acopiara, Baixio, Cariús, Catarina, Cedro, Ererê, Icó, Iguatu, Ipaumirim, Jaguaribe, Jucás, Lavras da Mangabeira, Orós, Pereiro, Quixelô, Saboeiro e Umari (Centro-Sul).
Inscrições de 30 de março até 30 de abril.
mais informações pelo gestaocultural@ufca.edu.br

FONTE:https://www.facebook.com/CentraldeEditaisetcetal?fref=ts

Edital Mapa Cultural Paulista

Tem como objetivo identificar, valorizar e promover o intercâmbio da produção artística no Estado de São Paulo e, ao mesmo tempo, estimular a participação dos municípios em atividades culturais, além de selecionar trabalhos para fases subsequentes.
O mapeamento será feito em 04 (quatro) fases, sendo, Municipal e Regional em 2015, Estadual e Circulação em 2016.
Agora serão consideradas 07 (sete) expressões artísticas e as respectivas categorias:...
• Artes Visuais, que compreende as categorias: Artes Plásticas, Desenho de Humor e Fotografia.
• Canto Coral
• Dança
• Literatura, que compreende as categorias: Conto, Poema e Crônica.
• Música Instrumental, que compreende as categorias: Solista e Conjunto.
• Teatro
• Vídeo

Poderá participar qualquer cidadão, bem como grupos do Estado de São Paulo, desde que com residência comprovada há mais de 02 (dois) anos.

mais: http://mapaculturalpaulista.org.br/mcp/edital-mcp-2015-2016/

FONTE:
https://www.facebook.com/CentraldeEditaisetcetal?fref=ts

Editais de ocupação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Para artistas, grupos e produtores residentes no Estado do Ceará.
Serão 194 projetos selecionados em nove linguagens artísticas – Música, Teatro, Dança, Literatura, Performance, Artes Visuais, Fotografia, Cinema e Circo – e ainda na categoria Pontos no Dragão, que selecionará projetos de Pontos de Cultura.

 Inscrições até 24 de abril.

Museu de Arte do RJ abre vaga para Assistente de Montagem.

Entre outras atividades irá apoiar na montagem e desmontagem de exposições, na manutenção das áreas expositivas e na gestão e manutenção dos materiais e equipamentos cenotécnicos.
Interessados devem enviar o currículo até 31 de março para rh@museudeartedorio.org.br
...mais: http://www.museudeartedorio.org.br/…/edital_assistente_de_m

Museu do Futebol seleciona estagiários.

SP - Museu do Futebol seleciona estagiários.
Vagas para alunos dos cursos de História, Ciências Sociais,Biblioteconomia, Arquitetura, Artes Visuais ou Cinema.
Interessados devem enviar seus currículos para selecao@sinergiarh.com.br




fonte:
https://www.facebook.com/CentraldeEditaisetcetal?fref=ts

Museu da Casa Brasileira

SP - Museu da Casa Brasileira abre cadastro de currículos para quem tenha interesse em fazer parte de sua equipe.
Interessados devem enviar currículo para assistrh@mcb.org.br


fonte:
https://www.facebook.com/CentraldeEditaisetcetal?fref=ts

Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca na Espanha

O Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca na Espanha, recebe propostas de projetos fotográficos com temas relacionados à realidade brasileira para residência artística em 2015.
Inscrições até 11 de abril.

Leia
mais: http://www.cebusal.es/residencia-artistica-2015/ 

USP abre 30 mil vagas para novo curso gratuito a distância

As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 31 de maio de 2015. Quem completar o curso receberá certificado.

 

Inscrições

As inscrições já estão abertas e serão recebidas até o dia 31 de maio de 2015 no site 'USP Digital'. Depois disso, é necessário mandar cópias de alguns documentos para a Coordenação Pedagógica do curso por e-mail. Dentre eles estão: carteira de identidade; CPF; certidão de casamento e comprovante de residência.
É importante, antes de realizar a inscrição, ter a certeza de que atende aos seguintes pré-requisitos: disponibilidade de tempo para poder realizar o curso; ter ensino no mínimo médio completo e possuir acesso a computador com internet.
 
fonte:

sexta-feira, 13 de março de 2015

Cinéfondation tem inscrições abertas para programa de residência em Paris


Período de inscrições vai até 1º de abril. Residência acontece entre outubro de 2015 e fevereiro de 2016
http://ancine.gov.br/sala-imprensa/noticias/cin-fondation-tem-inscri-es-abertas-para-programa-de-resid-ncia-em-paris

Concurso anual monólogo está aberto até 30 de marco!

Leia mais http://us5.campaign-archive2.com/?u=ca82deb67effdffe997ffd276&id=c6a0d8a2f9&e=5a12bd2c38

fonte:

https://www.facebook.com/nucleo.exclamacao?fref=ts

Programa Ação Cultural do Metrô SP recebe inscrições

Programa Ação Cultural do Metrô recebe projetos que envolvam eventos e exposições de artes visuais para serem realizadas nas dependências da Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô.
Podem participar pessoas físicas ou jurídicas, artistas ou seus representantes legais e instituições.
Consideram-se:
...
. Eventos: espetáculos, apresentações musicais e teatrais, entre outros, que são programados pela Coordenadoria de Ação Cultural, com objetivos institucionais e/ou culturais.
. Exposições: mostras de artes visuais e instalações organizadas para visitação pública em espaços pré-determinados nas estações; possuem duração média de 20 dias em uma mesma estação, podendo ser estendida para outras estações por igual período, caso haja interesse da Coordenadoria de Ação Cultural.
Prazo: Os projetos são recebidos durante o ano todo e cadastrados imediatamente no sistema.
mais: http://www.metro.sp.gov.br/cu…/exposicoes-eventos/index.aspx
 

fonte:
https://www.facebook.com/CentraldeEditaisetcetal?fref=nf

FIFBH - Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte

Para artistas e pesquisadores de qualquer país.
São aceitos trabalhos que explorem interseções e relações da fotografia com o universo das artes visuais.
...
O Festival conta com três categorias: Exposição Internacional, Moving Images e FIF Universidade.
As inscrições são gratuitas e vão até 3 de julho.
mais: www.fif.art.br.

FONTE:
https://www.facebook.com/CentraldeEditaisetcetal?fref=nf

União Europeia lança chamada para apoio a projetos de Direitos Humanos.


Temas:
a) defesa e proteção dos direitos políticos e civis de Povos Indígenas, e/ou de Comunidades Tradicionais ou da População Afrodescendente;
b) defesa e proteção dos direitos políticos e civis da população LGBTI; ...
c) defesa e proteção dos direitos políticos e civis de populações carcerárias e/ou ex-carcerárias.

As propostas apresentadas deverão ter duração prevista entre 24 e 48 meses, e podem ser enviadas, até dia 22 de abril.
mais: https://webgate.ec.europa.eu/eur…/online-services/index.cfm…

FONTE:
https://www.facebook.com/CentraldeEditaisetcetal?fref=nf

Vaga para Assistente de Cinema no RJ

Requisitos:
- Ensino Médio completo;...
- Disponibilidade de horário;

Horário: Comercial
Salário: R$ 900,00 + benefícios
Email: robertalisboaq@yahoo.com.br colocando no campo assunto: cinema

FONTE:
https://www.facebook.com/CentraldeEditaisetcetal?fref=nf

SP - Fábricas de Cultura contratam Educadores Culturais.

Requisitos:
. Curso superior completo e/ou formação específica em criação artística;
. Experiência de criação artística e pedagógica, nas áreas de teatro,circo,dança,música, artes plásticas e literatura;...
. Desejável conhecimento de outras linguagens citadas, além daquela que possui formação;
. Experiência de trabalho artístico-pedagógico com jovens em programas de inclusão social, pela via da arte e da cultura;
. Habilidade de planejamento e na condução de atividades pedagógicas nas linguagens artísticas; - capacidade de liderança; . Habilidade para a escuta do jovem e do grupo de jovens; - capacidade para articular conhecimentos gerais da área cultural; . Bom conhecimento da língua portuguesa; - noções básicas de informática;

Horário de trabalho: a combinar.
Regime de trabalho: CLT com remuneração por hora.
Benefícios: vale-transporte e vale-refeição.
Interessados devem encaminhar currículo para rh1@cataventocultural.org.br

FONTE:
https://www.facebook.com/CentraldeEditaisetcetal?fref=nf

Caixa Cultural SP promove oficina gratuita de maquiagem artística.

Será realizada entre os dias 24 e 27 de março, das 13 às 18h.
Cada um dos selecionados receberá o material necessário para as atividades. O resultado com os nomes dos selecionados será publicado na sessão de Cultura da Agência CAIXA de Notícias. ( http://www20.caixa.gov.br/Paginas/Default.aspx )
...
Inscrições podem ser feitas até 16 de março pelo culturamaquiagem@gmail.com

FONTE:
https://www.facebook.com/CentraldeEditaisetcetal?fref=nf

Na Lona 2015 - Mostra Nacional de Teatro.

Para obras teatrais e/ou circenses de grupos e companhias de todo o país.
Inscrições até 6 de abril.
...

Pirenópolis.doc - Festival de Documentário Brasileiro.


Para filmes em curta, média e longa-metragem de todo o país.
Tem como objetivo estimular o pensamento crítico e à discussão acerca das questões que envolvem a diversidade do gênero.
...

17º Concurso Nacional de Desenho, Redação e Artigo

As inscrições para o 17º Concurso Nacional de Desenho, Redação e Artigo, foram prorrogadas até o dia 31 de março de 2015. Entre os principais objetivos do concurso, está o estímulo dos trabalhos de pesquisa e produção nas escolas e faculdades de todo País, tanto intelectuais quanto artísticos. Além disso, pretende-se despertar nos estudantes o interesse pelos museus e instituições históricas.
 
As inscrições podem ser feitas através do preenchimento do formulário online. Alunos de todos os níveis de ensino matriculados em instituições públicas e particulares poderão participar e concorrer aos prêmios, que juntos somam um valor de 30 mil reais. Os professores dos vencedores também receberão um prêmio, que corresponde a uma caderneta de poupança da Caixa Econômica Federal , no valor de 700 reais.

Museu do Futebol(SP) seleciona estagiários

SP - Museu do Futebol seleciona estagiários, alunos dos cursos de História, Ciências Sociais,Biblioteconomia, Arquitetura, Artes Visuais ou Cinema.
Interessados devem enviar seus currículos para seleção@sinergiarh.com.br ou obter informações por meio do telefone 11 4508-9035.

fonte:
https://www.facebook.com/CentraldeEditaisetcetal?fref=nf

45º Festival Nacional da Canção

Para composições inéditas e originais, tanto na parte musical como nos versos.
Premiação: 
1º R$ 23.000,00
2º R$ 17.000,00
3º R$ 11.000,00
4º R$ 7.000,00
5º R$ 5.000,00
6º ao 10º R$ 3.500,00
11º ao 30º R$ 2.500,00
Melhor intérprete: R$ 7.000,00
Música mais comunicativa: R$ 6.000,00

Inscrições para o 17º Concurso Nacional de Desenho e Textos são prorrogadas

Alunos interessados podem se inscrever até o final de março.

As inscrições para o 17º Concurso Nacional de Desenho, Redação e Artigo, foram prorrogadas até o dia 31 de março de 2015. Entre os principais objetivos do concurso, está o estímulo dos trabalhos de pesquisa e produção nas escolas e faculdades de todo País, tanto intelectuais quanto artísticos. Além disso, pretende-se despertar nos estudantes o interesse pelos museus e instituições históricas.

Leia mais:
http://noticias.universia.com.br/mobilidade-academica/noticia/2015/03/10/1121315/inscrices-17-concurso-nacional-desenho-textos-prorrogadas.html

Projeto Legado 2015 recebe inscrições de organizações de Curitiba e região

Uma iniciativa do Instituto Legado e da INK, com o apoio do Instituto GRPCom, a edição 2015 do Projeto Legado está recebendo inscrições de organizações sociais de Curitiba e sua região metropolitana que queiram expandir seu impacto. As organizações selecionadas receberão mais de 100 horas de capacitação em planejamento estratégico, gestão de projetos, comunicação, finanças, captação de recursos e negócios sociais, e também assessorias jurídica e de gestão, além de poderem receber até vinte mil reais em apoio financeiro.

Tiet apoia projetos e organizações de direitos humanos

A Tiet Foundation, fundação com base nos Estados Unidos, está com edital aberto para apoiar iniciativas de organizações da sociedade civil que atuem com população marginalizada e combatendo desigualdades sociais e econômicas. O apoio é de até 5 mil dólares, cerca de 13 mil reais, e o recurso pode ser utilizado para suporte da organização. A organização apoia iniciativa dentro da perspectiva "alto impacto, baixo custo", inclusive financiando organizações que fazem trabalho direto ou que atuem com incidência política (advocacy).

O prazo para envio de propostas, é dia 30 de março, e elas devem ser enviadas em inglês. Para saber mais sobre essa oportunidade, acesse http://tietfoundation.org/

Fundação Salvador Arena recebe inscrições para edição 2015 do seu edital anual

A Fundação Salvador Arena está com inscrições abertas para o Programa de Alimentação Complementar em Entidades Sociais (PACES), que vai destinar mais de 1,4 milhão para instituições sem fins lucrativos da Grande São Paulo em 2015. O edital deste ano selecionará 18 ONGs que atuam nas áreas de educação e assistência social. O prazo para a inscrição acaba dia 6 de abril.
O programa irá beneficiar ONGs dos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e São Paulo - capital. O apoio financeiro será calculado de acordo com o número de pessoas atendidas, refeições oferecidas e nível de complexidade dos serviços sociais oferecidos aos usuários da entidade.
Em contrapartida, a organização selecionada fará prestação de contas mensal dos recursos financeiros recebidos e das ações desenvolvidas, incluindo aquelas que evidenciem a busca por recursos para a sua auto sustentação.
O edital já está disponível no site www.fundacaosalvadorarena.com.br, assim como o formulário de inscrição, que deve ser enviado com toda a documentação exigida pelo correio para o endereço: Avenida Caminho do Mar, 2.652 – Rudge Ramos – São Bernardo do Campo – São Paulo/SP – CEP: 09612-000.

Global Fund for Children mantém edital aberto para apoio a projetos com crianças

A Global Fund for Children (Fundo Global para Crianças), organização com sede em Washington, Estados Unidos, mantém um edital aberto de forma permanente para apoiar projetos no mundo inteiro que beneficiem crianças e adolescentes. O apoio é de cerca de 5 mil dólares, aproximadamente 13 mil reais.
Vários projetos já foram apoiados no Brasil. Geralmente, conforme consta no site, a Global Fund for Children apoia iniciativas de organizações com orçamentos anuais de no máximo pouco mais de 500 mil reais.
Propostas podem ser enviadas a qualquer momento, e a página na internet como informações sobre essa oportunidade está acessível no site http://www.globalfundforchildren.org/apply-for-a-grant

Fundação Waitt financia projetos de conservação marítima

A Waitt Foundation, estabelecida em 1993 pelo filantropo americano Ted Waitt, está com o edital aberto do seu programa de apoio financeiro a projetos de conservação marítima, denominado The Rapid Ocean Conservation Grants Program. O apoio é de até 10 mil dólares, cerca de 26 mil reais.
O foco do edital é o apoio à pesca sustentável e as áreas marítimas protegidas, incluindo pesquisa científica, políticas públicas, gestão e comunicação. A Fundação Waitt aceita projetos durante todo o ano, não há um prazo específico para que o mesmo seja enviado, desde que dentro dos requisitos da organização.
Mais informações sobre essa oportunidade podem ser encontradas no site http://www,waittfoundation.org/roc-grants-program

Inscrições para Projeto Voluntários BB FBB 2015

O Banco do Brasil, em parceria com a Fundação Banco do Brasil, está recebendo inscrições para o Projeto Voluntários BB FBB 2015. Podem ser inscritos projetos de entidades do terceiro setor que tenham a participação de pelo menos um funcionário do Banco. O valor de cada apoio pode chegar a R$ 50.000,00.


Os temas das iniciativas inscritas devem ser ligados à geração de trabalho e renda ou a cuidados ambientais. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de março. o edital está disponível apenas para funcionários cadastrados no Portal do Voluntário BB. Mais informações podem ser verificadas no site https://www.voluntariadobb.v2v.net

Financiamento para organizações que queiram usar o Global Forest Watch

Organizações da sociedade civil que atuem com preservação de florestas podem enviar propostas para receber recursos do Fundo de Pequenos Financiamentos (Small Grants Fund) do Global Forest Watch. O apoio financeiro para projetos de pesquisa, advocacy ou trabalho de campo é de 10 mil a 40 mil dólares, entre 27.500 mil e 110 mil reais.
O Global Forest Watch foi estabelecido em 1997 para monitorar globalmente as florestas, e é uma iniciativa do World Resources Institute e seus parceiros, com sede em Washington, nos Estados Unidos.
Propostas devem ser enviadas em inglês, e as organizações precisam ter um orçamento anual maior que, no mínimo, 30 mil dólares, cerca de 82 mil reais. mais informações estão disponíveis no site http://www.globalforestwatch.org/getinvolved/apply-to-the-small-grants-fund

Programa Saving Lives at Birth abre inscrições para projetos inovadores

O programa Saving Lives at Birth (Salvando Vidas ao Nascimento) promove o apoio a projetos inovadores na área da saúde, com foco em mulheres grávidas e recém-nascidos. A iniciativa está recebendo propostas de organizações da sociedade civil e os financiamentos variam de 250 mil a dois milhões de dólares por projeto (cerca de 717 mil a 5,7 milhões de reais).
O Saving Lives at Birth envolve cinco partes: o governo da Noruega, as agências governamentais USAID (americana) e DFID (britânica) e as organizações Grand Challenges (canadense) e Bill & Melinda Gates (americana). Em 2015, serão três tipos de financiamento: o “financiamento-semente”, para desenvolver e avaliar a viabilidade de ideias inovadoras, o “fundo de validação”, para apresentar e validar a eficácia de inovações, e o “fundo de transição”, para projetos que já tenham demonstrado uma prova de seu conceito. Os dois primeiros tipos podem ter duração de até dois anos e receber até 250 mil dólares, enquanto o terceiro pode chegar a quatro anos de duração e pleitear até dois milhões de dólares.
As propostas devem ser escritas em inglês e enviadas até o dia 27 de março. Em função do fuso horário, recomenda-se o envio até o dia 26. Mais informações podem ser acessadas no site http://www.savinglivesatbirth.net e o edital está disponível no site http://savinglivesatbirth.net/sites/default/files/gh_baa_and_slb_rd_5_addendum.pdf

Epic Foundation seleciona organizações para o seu portfolio global

A Epic Foundation, fundada ano passado pelo filantropo americano Alexandre Mars, está selecionando organizações da sociedade civil de todo o mundo para o seu portfólio de instituições que serão apresentadas a potenciais doadores. A Epic Foundation faz a ponte entre doadores e organizações que tenham como enfoque proeminente o bem-estar das crianças e de adolescentes.
O processo de inscrição é dividido em três fases. Na primeira, é feita a avaliação fundamental do impacto, operações e liderança da organização; na segunda, a análise aprofundada do funcionamento, bem como entrevistas; e, na terceira fase, faz-se visita técnica à organização e reuniões com funcionários, comunidade e partes envolvidas.
O site está em português e é acessível às organizações brasileiras. Não há um prazo específico para que elas se candidatem a fazer parte do portfólio da Epic Foundation. Saiba mais em http://www.epic.foundation/pt

Inscrições para a edição 2015 do Desafio Ambiental Reed Elsevier

Estão abertas as inscrições para a versão 2015 do Desafio Ambiental Reed Elsevier, uma iniciativa que identifica e reconhece ações que atuem pelo acesso sustentável à água em lugares onde ela está em risco, ou que proponham melhorias sanitárias. O prêmio para o melhor projeto é de 50 mil dólares, em torno de 140 mil reais, e para o segundo lugar 25 mil dólares, 70 mil reais.
Serão apoiados projetos que sejam replicáveis e escaláveis; sejam aplicados de forma prática; abordem acesso não-discriminatório; envolva e impacte uma ampla gama de atores; e tenha o engajamento da comunidade local.
O edital é aberto a organizações da sociedade civil brasileiras e projetos devem ser escritos em inglês e enviados até a meia noite do dia 14 de abril, no horário de Londres (recomendamos enviar até o último dia de março, em razão do fuso horário). Mais informações no site http://www.relxgroup.com/corporateresponsibility/environmental-challenge/Pages/Home.aspx

Prêmio WISE recebe indicações até o final de março

Estão abertas até o final do mês as indicações para que organizações concorram ao Prêmio Wise para a Educação. O Prêmio, uma iniciativa da Fundação Qatar, reconhece as melhores iniciativas no mundo na área, e premia uma delas com uma medalha de ouro e 500 mil dólares, quase 1 milhão e quinhentos mil reais.
Indicações de organizações podem ser feitas até dia 31 de março, no fuso horário de Londres. Em razão disso, sugerimos trabalhar com o dia 30 de março como limite. Mais informações no site http://www.wise-qatar.org/2015-wise-prize-education

Inscrições abertas para a edição 2015 do Prêmio Consulado da Mulher de Empreendedorismo Feminino

O Instituto Consulado da Mulher abriu inscrições para a edição deste ano do Prêmio Consulado da Mulher de Empreendedorismo Feminino. Organizações da sociedade civil que desenvolvam negócios sociais coletivos, protagonizados por mulheres, podem enviar propostas. Vinte grupos serão selecionados e os dez primeiro colocados receberão 5 mil reais.


Dentre os pré-requisitos apresentados no edital, os empreendimentos devem ser populares e coletivos; devem atuar nas áreas de alimentação e lavanderia; ter lideranças femininas atuantes e ser composto por, no mínimo, 70% de mulheres. Esta é a terceira edição do Prêmio.
As inscrições podem ser feitas até o dia 06 de abril e mais informações estão disponíveis no site http://www.consuladodamulher.org.br/premio2015

Furnas doará até cinco milhões de reais por meio de edital

A companhia Furnas, parte da holding Eletrobrás, está com edital aberto para financiar projetos e instituições que promovam a cidadania por meio da inclusão social. No total, até cinco milhões de reais serão doados, sendo entre 10 mil a 30 mil por projeto.
O denominado Programa Furnas Social tem como finalidade, apoiar “ações sociais capazes de promover a melhoria da qualidade de vida dos moradores de comunidades menos favorecidas situadas nos municípios onde Furnas possui suas instalações (usinas, reservatórios e bacias hidrográficas correspondentes, subestações, escritórios e linhas de transmissão), bem como locais onde a Empresa tenha concessão para implantação de novos empreendimentos.”
As propostas das organizações da sociedade civil podem ser enviadas até o dia 09 de março, pelos Correios. O edital completo e a ficha de inscrição estão disponíveis no site

http://www.furnas.com.br/frmSOProgramaSocial.aspx

ONU Mulheres abre novo edital de financiamento

O escritório regional da ONU Mulheres Panamá está divulgando a chamada de propostas de projetos na área de HIV/aids na América Latina e Caribe. Podem participar organizações regionais da sociedade civil, envolvidas com mulheres HIV positivas, com membros de pelo menos três países. Voltada à melhoria da atenção às mulheres soropositivas, seleção de projetos se dirige a organizações com atuação em, pelo menos, três países da América Latina e Caribe
A seleção de propostas tem como objetivo fortalecer as redes para que incidam nas mudanças de resposta ao HIV/aids em âmbito regional e nacional referente às dimensões de gênero. Para a América Latina e o Caribe, a ONU Mulheres considera como áreas prioritárias a melhoria da atenção às questões de gênero na promoção da liderança e da participação das mulheres para incidir nas políticas públicas; eliminar a violência contra as mulheres como causa e consequência do HIV/aids; e incentivar o empoderamento e os direitos econômicos das mulheres, em especial à relação economia de cuidado e acesso das mulheres às oportunidades.
As propostas deverão ser enviadas para o correio eletrônico: programme.one@unwomen.org, tendo como assunto da mensagem EOI/02/2014. Conforme o edital, somente serão aceitos os projetos que atenderem todas as especificações de acordo com as regulações e políticas da ONU Mulheres constantes da convocatória. http://www.onumulheres.org.br

Novo edital da Gráfica e Editora O Lutador está aberto

Gráfica e Editora O Lutador lançou nova edição do seu Projeto Editoria Social, que auxilia entidades na impressão gráfica de materiais que contribuirão para o desenvolvimento dos seus trabalhos na área de assistência social. O edital é aberto a organizações da sociedade civil da região metropolitana de Belo Horizonte (MG).

Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero recebe inscrições até 18 de março



A premiação, que conta com o apoio da ONU Mulheres, consiste em um concurso de redações, artigos científicos e projetos pedagógicos na área das relações de gênero, mulheres e feminismos.

As inscrições para o Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero foram prorrogadas até o próximo dia 18 de março de 2015. A premiação, que conta com o apoio da ONU Mulheres, consiste em um concurso de redações, artigos científicos e projetos pedagógicos na área das relações de gênero, mulheres e feminismos e tem por objetivo estimular e fortalecer a reflexão crítica e a pesquisa acerca das desigualdades existentes entre homens e mulheres em nosso país e sensibilizar a sociedade para tais questões.
Atualmente, é atribuído a cinco categorias: Estudante do Ensino Médio – redações; Estudante de Graduação – artigos científicos; Graduada(o), Especialista e Estudante de Mestrado – artigos científicos; Mestra(e) e Estudante de Doutorado – artigos científicos; e Escola Promotora da Igualdade de Gênero – projetos e ações pedagógicas desenvolvidos em escolas de nível médio.
O Prêmio “Construindo a Igualdade de Gênero” foi instituído em 2005 pela Secretaria de Política das Mulheres (SPM-PR), no âmbito do Programa Mulher e Ciência, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI); a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECADI/MEC); a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e a ONU Mulheres.
Todas as informações sobre como participar estão em www.igualdadedegenero.cnpq.br

fonte:
http://www.onumulheres.org.br/?noticias=premio-construindo-a-igualdade-de-genero-recebe-inscricoes-ate-18-de-marco

Fundo Socioambiental CASA lança o primeiro Edital

CAIXA E CASA FOTO

Fundo Socioambiental CASA lança seu I Edital, fruto da parceria com o FSA CAIXA
FORTALECIMENTO DE COMUNIDADES NA BUSCA PELA SUSTENTABILIDADE
O Fundo Socioambiental CASA lança o primeiro Edital FORTALECIMENTO DE COMUNIDADES NA BUSCA PELA SUSTENTABILIDADEno valor de R$1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais), fruto da parceria com o Fundo Socioambiental CAIXA. Este Edital visa promover o fortalecimento das organizações e movimentos de base (núcleos urbanos e rurais) do Brasil por meio do apoio a projetos comunitários de até R$ 30.000,00 cada, pelo período de 01 ano.
 
Acesse no link abaixo oEdital e o formulário para apresentação do projeto:
 
fonte:

Fundação Grupo Boticário abre inscrições para linhas de Apoio

 Estão abertas as inscrições para a edição 2015 dos editais de apoio a projetos do Programa de Apoio a Ações de Conservação, da Fundação Grupo Boticário. Não há valores mínimos ou máximos definidos no edital, mas a Fundação informa que o valor apoiado, nos últimos dois anos, variou entre 650 mil e 750 mil reais.
Os projetos que forem apresentados podem ter duração entre 12 a 24 meses, e devem propor uma efetiva contribuição para a conservação da natureza no Brasil. As várias áreas temáticas estão disponíveis no edital.
Propostas devem ser inscritas até o último minuto do dia 31 de março, em primeira rodada, ou 31 de agosto, em segunda oportunidade.


Acesse o edital em http://www.fundacaogrupoboticario.org.br/pt/o-que-fazemos/editais/pages/apoio-projetos-linhas.aspx

Inscrições para Conselho Municipal de Cultura de Pelotas/RS



  O Conselho Municipal de Cultura abre inscrições para candidatura de novos conselheiros. Pessoas físicas ou jurídicas interessadas em participar do processo eleitoral deverão fazer sua inscrição na Secretaria de Cultura (Secult) até o dia 23 de março.

As inscrições serão validadas pela Comissão Especial Eleitoral, que divulgará até o dia 04 de abril a lista dos candidatos habilitados e abrirá prazo de três dias para interposição de recurso, no caso de não validação de alguma candidatura. A relação com o nome, segmento e número atribuído a cada candidato será publicada até o dia 09 de abril. A eleição ocorrerá na Secretaria de Cultura, Praça Coronel Pedro Osório, nº 02, no dia 23 de abril, das 9h às 17h30min.

Os candidatos deverão apresentar requerimento indicando um dos segmentos culturais pelo qual desejam concorrer, anexando os seguintes documentos: Cópia de RG e CPF, quando pessoa física; cópia do Estatuto Social em vigor devidamente registrado, no caso de pessoa jurídica; ata da eleição da diretoria em exercício, RG e CPF do presidente, no caso de pessoa jurídica; resumo devidamente comprovado das atividades culturais dos dois (02) últimos anos anteriores ao pedido de inscrição, no caso de pessoas físicas e jurídicas.

Redator(a): Ascom
 
fonte:

Animasivo - Festival de Animação Contemporânea da Cidade do México



O Animasivo - Festival de Animação Contemporânea da Cidade do México - recebe curta-metragens para mostra competitiva internacional. Os filmes devem ser recentes (a partir de 2013) e ter, no máximo, 10 minutos de duração. As inscrições para a 8ª edição do festival são gratuitas e terminam no dia 6 de abril.

+infos: http://bit.ly/1ALUhfH

fonte:
https://www.facebook.com/MinisterioDaCultura/photos/a.286760238095914.58260.286725714766033/639545519484049/?type=1&theater

Festival de Inverno 2015 divulga edital para propostas de oficinas e eventos culturais

O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes, considerado um dos maiores eventos do estilo no País, divulga o edital para inscrições de propostas de oficinas, atrações e eventos culturais para a edição 2015. O período de inscrições ocorre entre 2 e 22 de março por meio do site do Festival de Inverno (www.festivaldeinverno.ufop.br).

fonte:
http://www.ufop.br/index.php?option=com_content&task=view&id=15930&Itemid=196

UNESCO lança iniciativa que premia melhores práticas e desempenhos de professores

A data limite para o recebimento de inscrições é 31 de outubro de 2015.
brz_ed_banner_hamdan_prize_green_pt_2015-square

Está lançada a convocatória para candidaturas à quarta edição do Prêmio UNESCO-Hamdan Bin Rashid Al-Maktoum, que irá premiar as melhores práticas e desempenhos no aprimoramento da eficácia de professores.
O Prêmio é entregue a cada dois anos em reconhecimento a iniciativas que contribuem com o aprimoramento das práticas educacionais em todo o mundo, e dá prioridade aos países em desenvolvimento e às comunidades marginalizadas ou desfavorecidas.
Data limite para o recebimento de inscrições: 31 de outubro de 2015.
Para apresentar uma candidatura, é preciso fazer o download do guia (em inglês, em francês) e dos formulários de apresentação da candidatura (em inglês, em francês) e de inscrição (em inglês, em francês).
Para mais informações sobre o Prêmio, consulte o link em espanhol: http://www.unesco.org/new/es/education/themes/education-building-blocks/teacher-education/teacher-prizes/hamdan-prize/

fonte:
http://nacoesunidas.org/unesco-lanca-iniciativa-que-premia-melhores-praticas-e-desempenhos-professores/

segunda-feira, 9 de março de 2015

UFRR prorroga até 15 de março as inscrições no curso de Extensão em Gestão Cultural

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) prorrogou até o dia 15 de março as inscrições curso de Extensão em Gestão Cultural. 60 vagas estão sendo ofertadas para moradores dos 15 municípios do Estado. O edital e os anexos estão disponíveis na página da Fundação Ajuri (www.ajuri.org.br).
A carga será de 160 horas, na modalidade presencial, dividida em cinco etapas, a serem realizadas entre abril e setembro de 2015. As 60 vagas serão distribuídas entre gestores públicos, conselheiros de cultura, alunos, professores e técnicos da UFRR e agentes de entidades e/ou organizações culturais.
A inscrição é gratuita e deve ser feita enviado a documentação exigida no edital para o e-mail curso.gestaocultural@ufrr.br .
O curso é uma parceria da UFRR com o Ministério da Cultura (MinC) e visa promover a formação de gestores públicos, conselheiros e agentes culturais, focando a implantação e a consolidação do Sistema Nacional de Cultura (SNC) em Roraima. Além disso, servirá para desenvolver competências e habilidades para gestão de políticas, programas e projetos que valorizem a cultura local e regional.
Divisão
Duas vagas serão destinadas a servidores públicos vinculados à área de cultura dos municípios de Alto Alegre, Amajari, Bonfim, Caracaraí, Cantá, Caroebe, Iracema, Mucajaí, Normandia, Pacaraima, Rorainópolis, São João do Baliza, São Luiz do Anauá e Uiramutã. Outras quatro serão para servidores públicos vinculados a área de cultura do município de Boa Vista, totalizando 32 vagas.
Cinco vagas serão destinadas para representantes dos conselhos municipais de cultura; uma para o representante do Conselho Estadual de Cultura de Roraima; duas vagas para servidores vinculados à Secretaria Estadual de Cultura; seis para representantes de entidades, instituições não-governamentais ou agentes da área de cultura; e 14 para alunos, técnicos e professores da UFRR.
A UFRR vai ofertar a cada encontro um auxílio financeiro para subsidiar o deslocamento, estadia, alimentação e traslado dos cursistas que residem fora de Boa Vista-RR. Os cursistas que residem em Boa Vista, excetuando aqueles ligados à UFRR, serão contemplados com ajuda de custo para o deslocamento na cidade e para alimentação.

fonte:
http://www.roraimaemfoco.com/noticias/variedases/14152-ufrr-prorroga-at%C3%A9-15-de-mar%C3%A7o-as-inscri%C3%A7%C3%B5es-no-curso-de-extens%C3%A3o-em-gest%C3%A3o-cultural.html