Esperançar!!!

Ainda que o mundo diga
Que coisa não vai dar pé,
Cultive o sonho com fé
Que a fé vence a fadiga!
Quem por um ideal briga
Mesmo na adversidade
Resiste com lealdade
E não se deixa abater
E com certeza há de colher
Frutos de felicidade!
...
Seu Ribeiro

ANUNCIE AQUI

Contatos:
editaisculturais@gmail (para anúncios, editais)
projetoseditaisdecultura@gmail.com (para elaboração de projetos)
https://www.facebook.com/editais.decultura?ref=hl
https://twitter.com/EditaisCulturai
(61)98355 7232 - Jonas Banhos(tim/whatsapp)









terça-feira, 26 de junho de 2012

Lançado Prêmio Paraná de Literatura - até 31/08 - R$40mil

A Secretaria da Cultura do Paraná lançou nesta segunda-feira (25) o Prêmio Paraná de Literatura 2012. Em sua primeira edição, o concurso vai selecionar livros inéditos, de autores de todo o País, em três categorias que homenageiam figuras importantes da literatura paranaense: Romance (prêmio Manoel Carlos Karam), Contos (prêmio Newton Sampaio) e Poesia (prêmio Helena Kolody).


O vencedor de cada categoria receberá R$ 40 mil e terá sua obra publicada pela Biblioteca Pública do Paraná, com tiragem de mil exemplares. Os premiados também receberão 100 cópias de seus livros. As obras concorrentes serão avaliadas por uma comissão julgadora formada por um presidente e nove membros (três em cada categoria).
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 31 de agosto. O resultado será divulgado na primeira quinzena de dezembro. O edital do Prêmio Paraná de Literatura 2012 está disponível nos sites da Secretaria da Cultura do Paraná (cultura.pr.gov.br) e da Biblioteca Pública do Paraná (bpp.pr.gov.br).
Criado para figurar entre os principais concursos literários do Brasil, o Prêmio Paraná de Literatura combina uma premiação de valor expressivo com a publicação das obras vencedoras. "Além de ter seus livros distribuídos para as principais bibliotecas do País, os autores premiados poderão reeditar os títulos comercialmente", explica o secretário estadual da Cultura, Paulino Viapiana.
“Mas, acima de tudo, trata-se de um dos prêmios mais democráticos no País, pois aceitará obras inéditas de quaisquer autores. Poderemos premiar um autor consagrado ou iniciante”, afirma Rogério Pereira, diretor da Biblioteca Pública do Paraná. Para ele, o prêmio valoriza a produção literária brasileira e cria mais um espaço para a discussão e divulgação de livros.
TRADIÇÃO – Segundo Pereira, o Prêmio Paraná de Literatura retoma uma tradição do Paraná na área de concursos literários. Ele lembra que, entre os anos 60 e 80, o Governo do Paraná promoveu o Concurso Nacional de Contos, que revelou e premiou grandes autores – como Lygia Fagundes Telles, Dalton Trevisan, Clarice Lispector, Ignácio de Loyola Brandão, Luiz Vilella e Samuel Rawet, entre outros.
Pereira também destaca a tradição paranaense na publicação de jornais e revistas literárias (Joaquim, Nicolau, Cândido, etc.) e o reconhecimento internacional de autores como Dalton Trevisan e Cristovão Tezza. “A criação do prêmio consolida ainda mais o Paraná como um dos estados mais importantes dos cenários literário e cultural do País”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário