Esperançar!!!

Ainda que o mundo diga
Que coisa não vai dar pé,
Cultive o sonho com fé
Que a fé vence a fadiga!
Quem por um ideal briga
Mesmo na adversidade
Resiste com lealdade
E não se deixa abater
E com certeza há de colher
Frutos de felicidade!
...
Seu Ribeiro

ANUNCIE AQUI

Contatos:
editaisculturais@gmail (para anúncios, editais)
projetoseditaisdecultura@gmail.com (para elaboração de projetos)
https://www.facebook.com/editais.decultura?ref=hl
https://twitter.com/EditaisCulturai
(61)98355 7232 - Jonas Banhos(tim/whatsapp)









terça-feira, 11 de outubro de 2011

Inscrições para Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G)


Programa PEC-G
14/01/2010 18:55 - Portal Brasil
Atualmente, cerca de 2.700 estrangeiros estão no Brasil para cursar gratuitamente a graduação em uma universidade federal, estadual ou particular, por meio do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). Esses estudantes-convênio, como são chamados, vêm de países como Colômbia, Angola, Cabo Verde, Cuba e outros com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais. Depois de formados, esses cidadãos irão retornar a seu país de origem para contribuir na área em que se graduaram no Brasil e, assim, incentivar o desenvolvimento de sua terra natal.
ShutterstockDepois de formados, os estudantes estrangeiros retornam a seus países de origem para contribuir na área em que se graduaram no BrasilAmpliar
  • Depois de formados, os estudantes estrangeiros retornam a seus países de origem para contribuir na área em que se graduaram no Brasil
A formação gratuita pelo PEC-G pode ser feita em qualquer área de conhecimento, contanto que haja oferta em instituições de ensino superior (IES) cadastradas no programa. Atualmente, são 89 IES participantes. Os cursos mais procurados pelos estrangeiros no Brasil, por meio do PEC-G, são medicina, engenharia, administração e relações internacionais. Em 2010, 340 alunos selecionados pelo programa devem ingressar em instituições de ensino superior brasileiras. 

Como participar 
O interessado precisa ter idade entre 18 e 25 anos, ensino médio completo ou curso equivalente e ser de um país em desenvolvimento que mantenha acordo educacional e cultural com o Brasil. O programa prioriza o estrangeiro inserido em programas de desenvolvimento socioeconômico firmados entre seu país de origem e o Brasil.

O aluno precisa ter condições de bancar suas despesas durante o período de graduação. Se ele encontrar dificuldades para isso, pode tentar obter o auxílio de outro programa do governo brasileiro, o Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes). OPromisaes dá um salário mínimo mensal a estudantes de instituições federais participantes do PEC-G, após passarem por seleção.

Língua portuguesa 
Para participar do PEC-G, os candidatos de países que não tenham o português como língua oficial ou predominante devem ter o domínio do idioma, com aprovação no Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras).

Se o interessado não tiver sido aprovado no exame Celpe-Bras ou se seu país de origem não aplicar o teste, ele deve se submeter à prova ao final do curso de português para estrangeiros no Brasil, durante o primeiro semestre. Somente no segundo semestre, após a aprovação no Celpe-Bras, é que o estrangeiro poderá ingressar no curso acadêmico que deseja.

Seleção 
Quem tiver interesse em participar do PEC-G deve fazer sua inscrição em missões diplomáticas brasileiras ou em repartições consulares, na data definida pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE). As missões diplomáticas do Brasil fazem a pré-seleção dos candidatos, encaminhando a relação de interessados a divisões do MRE.

A última etapa de seleção é feita em Brasília, por uma divisão do Ministério das Relações Exteriores e uma do Ministério da Educação (MEC), com a assessoria de uma comissão indicada pelo Fórum de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras. Os interessados ficam sabendo do resultado final pela divulgação feita por missões ou representações diplomáticas brasileiras.
Fonte:
MEC 

Nenhum comentário:

Postar um comentário