Esperançar!!!

Ainda que o mundo diga
Que coisa não vai dar pé,
Cultive o sonho com fé
Que a fé vence a fadiga!
Quem por um ideal briga
Mesmo na adversidade
Resiste com lealdade
E não se deixa abater
E com certeza há de colher
Frutos de felicidade!
...
Seu Ribeiro

ANUNCIE AQUI

Contatos:
editaisculturais@gmail (para anúncios, editais)
projetoseditaisdecultura@gmail.com (para elaboração de projetos)
https://www.facebook.com/editais.decultura?ref=hl
https://twitter.com/EditaisCulturai
(61)98355 7232 - Jonas Banhos(tim/whatsapp)









sexta-feira, 6 de maio de 2011

SP: LaCTA lança edital para projeto-piloto na área de bioinformática


O Laboratório Central de Tecnologias de Alto Desempenho (LaCTA) da Unicamp acaba de divulgar o primeiro edital para submissão de projetos-piloto na área de bioinformática. As propostas serão escolhidas por um comitê científico de acordo com a relevância científica do projeto e a disponibilidade de pessoal e infraestrutura computacional. Neste primeiro momento, os serviços oferecidos envolvem apenas as análises de bioinformática, armazenamento e disponibilização dos dados. Será dada prioridade a projetos que requeiram abordagens originais do uso da bioinformática em qualquer área das ciências biológicas ou biomédicas.

Para ser elegível para os serviços de bioinformática do LaCTAD, é requerido que o pesquisador interessado já disponha das sequências ou comprove que dispõe dos recursos para obtê-las.
Os custos e prazos para execução serão analisados individualmente para cada projeto que for submetido, de acordo com as informações que forem fornecidas no formulário eletrônico e no projeto. A execução do projeto está sujeita à confirmação após análise da qualidade dos dados submetidos.

A equipe do LaCTAD tem experiência na montagem de genomas e transcriptomas, anotação funcional, análise de gene ontology, agrupamento de famílias gênicas, redes metabólicas, redes de interação proteína-proteína, biologia de sistemas, quantificação de expressão gênica por MicroArray ou RNA-SEQ, resequenciamento e busca de variantes, análises de SNPs e marcadores moleculares, Integração de informações biológicas, desenvolvimento de bancos de dados relacionais e interfaces web para consulta e mineração de informações.

De acordo com o biólogo e  professor do Departamento de Genética da Faculdade de Ciências Médicas e membro do conselho do LaCTAD, François Artiguenave, por se tratar de um projeto-piloto, neste primeiro momento, os projetos deverão ser submetidos apenas por docentes e pesquisadores com vínculo empregatício com a Unicamp. No futuro, está previsto o atendimento de pesquisadores de instituições de pesquisa do estado de São Paulo e de todo o país.

“A ideia desse edital é ajudar pesquisadores que tem problemas para analisar dados ligados ao sequenciamento. Na área da biologia, acredito que haverá muitos projetos. Mas, para pesquisadores da área da saúde, é um pouco difícil adentrar nesse laboratório. Por isso, uma das minhas funções é facilitar o acesso ao LaCTAD e ajudar no entendimento, na formulação de questões e no acompanhar dos projetos da área da saúde”, explicou Artiguenave, especialista em bioinformática contratado pelo programa professor visitante da Unicamp.

Conforme o edital, o projeto a ser submetido deve apresentar no máximo cinco páginas em formato A4 e em documento PDF, contendo um resumo do projeto, a sua relevância, os objetivos, uma descrição das necessidades de bioinformática, o pesquisador responsável e a equipe integrante, com links para o currículo Lattes. O projeto deve descrever quais dados (sequências, microarrays, etc.) serão usados. Caso o projeto preveja duração acima de 18 meses, o pesquisador deverá comprovar de que dispõe dos recursos para realizá-lo. Caso o projeto esteja vinculado a projeto de pesquisa já em andamento, o pesquisador deve incluir um resumo. O projeto deverá ser enviado por meio da página http://www.lge.ibi.unicamp.br/facilityapós o preenchimento do formulário eletrônico que está no site.

O LacTAD é uma iniciativa da Unicamp com o apoio da pela FAPESP e proverá, ainda, recursos de sequenciamento de alto desempenho, proteômica e citometria em novos editais a serem lançados no decorrer das etapas de finalização do prédio, compra de máquinas, contratação e treinamento de pessoal.

Fotos: ASCOM/Unicamp
Texto: Edimilson Montalti

Nenhum comentário:

Postar um comentário